Formulário de inscrição
Curso de Extensão ABA - Metodologias, políticas, técnicas e contenciosos do digital: uma introdução

Estão abertas, de 19 a 24 de agosto, as inscrições para o Curso de Extensão Metodologias, políticas, técnicas e contenciosos do digital: uma introdução. As inscrições serão realizadas pelo site da ABA. 

O objetivo desta iniciativa é introduzir os/as participantes às discussões sobre alguns dos principais temas contemporâneos nos estudos sobre tecnologia e internet, especialmente relacionados às políticas e tessituras das tecnologias de comunicação e informação (TICs) e aos processos desiguais de acesso e uso dessas tecnologias. São de especial interesse as temáticas relativas às metodologias e técnicas para estudos para o digital, bem como as discussões éticas daí suscitadas. Conjuntamente, é essencial levar à frente o debate relativo às bases técnicas da internet e toda a matemática por detrás daquilo acessível ao usuário. Nesse sentido, serão abordadas as temáticas de segurança, controle, privacidade, plataformas, machine learning, inteligência artificial e o amplo conceito de fake. 

Este curso de extensão se destina às/aos associadas/os da ABA e alunas/os de graduação e pós-graduação. Serão disponibilizadas 90 vagas. 

Terá duração de 5 semanas, sendo realizado entre 20/10 e 17/11, às quarta-feiras, de 9 às 12h, pelo Zoom. Haverá certificado para as/os participantes. 

O curso é uma iniciativa do Comitê de Comunicação da ABA e será ministrado por Carolina Parreiras (Unicamp).


​Seguem as informações para que possa ter acesso à sala do Zoom e acompanhar as aulas do Curso de Extensão ABA - Metodologias, políticas, técnicas e contenciosos do digital: uma introdução

Link do Zoom:

Tópico: Curso de Extensão ABA - Metodologias, políticas, técnicas e contenciosos do digital: uma introdução
Datas/Horas
  1. 27 de outubro de 2021, das 9h às 12h - Metodologia e ética de pesquisa para o digital;
  2. 03 de novembro de 2021, das 9h às 12h - Big data e política dos algoritmos: conceituação e principais dilemas;
  3. 10 de novembro de 2021, das 9h às 12h - A vida plataformizada: implicações teóricas, políticas e metodológicas;
  4. 17 de novembro de 2021, das 9h às 12h - Fakes: estatutos, implicações e contenciosos;
  5. 24 de novembro de 2021, das 9h às 12h - Controle, vigilância e privacidade (Parte da aula será dedicada a atividades práticas de segurança).
ID da reunião: 894 4141 7018
Senha de acesso: 447339
 
Obs:. Essas informações servirão para acesso a todas as 5 aulas.

*Por favor, não compartilhe o link do curso para pessoas não inscritas. A sala tem limite de ocupação, e o compartilhamento do acesso pode inviabilizar a entrada das pessoas confirmadas no curso. 

Data de realização: 20 de outubro a 17 de novembro de 2021
Período de inscrições: 19 a 24 de agosto de 2021
Total de vagas ofertadas: 100 (90 + 10 Cadastro reserva)
Vagas disponíveis: -2
Não há mais vagas disponíveis
Infelizmente não é mais possível realizar sua inscrição.