Visite o Portal da ABA | www.portal.abant.org.br
Acompanhe a ABA nas redes sociais:
Informativo nº 04/2024 | 15/03/2024
destaques da ABA
Campanha de desconto – Anuidade 2024

A Campanha de pagamento da/s anuidade/s da ABA está lançada e possui vigência até 30 de abril de 2024. Aproveite os descontos e mantenha em dia a/s anuidade/s da ABA!

Sua contribuição é fundamental para a manutenção, fortalecimento e ampliação da atuação da ABA.

Confira as condições aqui.

34ª RBA - Reunião Brasileira de Antropologia

O prazo para submissão de resumos nos GTs foi prorrogado até 18 de março de 2024até às 12h (https://www.34rba.abant.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=513).

Edital para monitoria

Estão abertas, de 26 de fevereiro a 27 de março de 2024, até às 16h, as inscrições para Monitoria da 34ª RBA, a se realizar no período de 23 a 26 de julho de 2024, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A divulgação das pessoas inscritas selecionadas ocorrerá no dia 15 de abril de 2024. Confira o edital aqui  https://www.34rba.abant.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=799.

Conheça os conferencistas da 34ª RBA
Conferência 1 Conferência 2 Conferência 3
Gersem Baniwa
(Universidade de Brasília)
"Saberes indígenas e lutas territoriais:
utopias e retomadas que inspiram vidas e (re)existências"
Christie Smith
(Universidade do Texas)
"Para uma antropologia amefricanizada:
repensando o mundo através das epistemologias negras"
Alpa Shah
(London School of Economics)
"An Environmental Justice Manifesto from The Incarcerations"
Nota de repúdio às intervenções ambientais para realização da Stock Car em Belo Horizonte

A Associação Brasileira de Antropologia, através de seu Comitê Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos, vem a público manifestar repúdio às ações realizadas pelo poder municipal e organizadores do campeonato brasileiro de Stock Car em Belo Horizonte no âmbito do licenciamento ambiental da atividade. Em dezembro de 2023, a Prefeitura de Belo Horizonte assinou um termo de acordo com empresa organizadora da competição automobilística para a realização consecutiva do evento na capital mineira ao longo de cinco anos. O local selecionado para a atividade é o entorno do estádio de futebol Mineirão, entre as avenidas Rei Pelé, Abraão Caram e Coronel Oscar Paschoal, classificado, de acordo com plano diretor, como Área de Grandes Equipamentos de Uso Coletivo (Ageuc). Não obstante, parte significativa dessa Ageuc incide nas Áreas de Diretrizes Especiais (ADEs) da Pampulha e da Bacia da Pampulha, além de constituir Área de Proteção Cultural definida pelo IEPHA e pelo IPHAN. Conforme aponta o Plano Diretor do Município de Belo Horizonte, essas ADE’s têm como objetivo proteger e valorizar “o patrimônio arquitetônico, cultural, ambiental e paisagístico da área”, bem como “assegurar condições de recuperação e de preservação ambiental da área da bacia hidrográfica da Pampulha” situada em Belo Horizonte.

alt

Nota de solidariedade ao Povo Kamakã-Mongoió

A Associação Brasileira de Antropologia, através de sua Comissão de Assuntos Indígenas, vem a público lamentar a morte do jovem cacique Merong Kamakã-Mongoió, ao mesmo tempo em que prestamos solidariedade à sua família e ao povo Kamakã-Mongoió. Também instamos as autoridades competentes a realizar uma investigação aprofundada sobre a causa da morte do cacique neste dia 04 de março de 2024.

alt

Parceria ABA + Nexo políticas públicas

Já estão disponíveis os três primeiros textos da sessão “Bibliografia Básica” fruto da parceira entre a ABA e o Nexo. Especialistas indicam, em cada texto, cinco obras entre as publicações da Associação sobre direitos humanos, políticas públicas, raça e racismo. A iniciativa da CELCA conta com a parceria dos Comitês e pretende aproximar as leitoras e os leitores do Nexo da produção da antropologia, disponível de maneira gratuita no site da ABA. Um próximo texto, sobre Povos Indígenas, está a caminho. Confira!

Webinários na TV ABA
Lançamento de livro "Pesquisa e ensino em antropologia audiovisual na América Latina: experiências etnográficas nos tempos híbridos do presencial e do remoto"

Quando: 21/03/2024 (14h às 16h)
Mediador: Marcelo Moura Mello (UFBA)
Expositores: Carla Rocha (CIESAS), Carmen Silvia de Moraes Rial (UFSC), Caroline Soares (INCT), Cornelia Eckert (UFRGS), Iby Viscarry, Juan Fabri (UMSA), Juan José Cascardi (FCNyM-UNLP), Maria Eugenia Ulfe (PUCP), Mariano Báez Landa (CIESAS) e Mauricio Sánchez Álvarez (CIESAS)
Onde: TV ABA: https://www.youtube.com/tvaba

Lançamento de livro "Processos de pertencimento e organização social entre migrantes forçados árabes: contribuições teórico-metodológicas"

Quando: 15/04/2024 (15h às 17h)
Apresentador: Leonardo Schiocchet (UniVienna)
Comentadores: Bárbara Caramuru Teles (PPGA/UFPR), Leonardo Schiocchet (PPGAS/UFF), Mirian Alves Souza (UFF), Paulo Gabriel Pinto (PPGA/UFF) e Rafael Gustavo de Oliveira (USP/DLO)
Onde: TV ABA: https://www.youtube.com/tvaba

Webinário "Diálogos Etnográficos entre África e Caribe"

Quando: 19/04/2024 (14h às 16h)
Coordenadora: Rogério Brittes W. Pires (UFMG)
Mediador: Paulo Ricardo Müller (UFFS)
Debatedora: Fanny Longa Romero (UNILAB)
Expositores: Aline Miranda (IPHAN e UnB), Julia Vilaça Goyatá (UFMA) e Marcelo Moura Mello (UFBA)
Onde: TV ABA: https://www.youtube.com/tvaba

49 Novos/as associados/as e 15 mudanças de categoria

A ABA dá as boas-vindas aos/às novos/as associados/as (17 efetivos, 25 pós-graduandos, 03 aspirantes, 04 colaboradores) e saúda os/as que agora estão em nova categoria.

Efetivos/as - Filadelfo de Aquino, Caroline Martins de Melo Bottino, Eduardo Moura Pereira Oliveira, Fabiano José Alves de Souza, Jerônimo da Silva e Silva, Leonor Valentino de Oliveira, Mariana Pitasse Fragoso, Pedro Henrique Ribas Fortes, Rogério Brittes Wanderley Pires, Sophia Ferreira Pinheiro, Stephania Gonçalves Klujsza, Valentina Calado Pompermaier e Waldemir Rosa;

Colaboradores/as - Luana Almeida Martins, Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio, Robson Corrêa de Camargo e Viviane Mattar Villela Salles;

Pós-graduandos/as - Bianca Hammerschmidt, Bruna Carla Cordeiro de Carvalho, Carolina Abreu dos Santos, Débora Antonieta Silva Barcellos Teodoro, Edna Balbina dos Anjos dos Santos, Eliane Cavalcante, Gabriel Rêgo Licata, Gustavo Costa do Carmo, Heloisa Cardoso Wanick Loureiro de Sousa, Inácio dos Santos Saldanha, Isabella Alves Guimarães, Laura Alves Guimarães, Lídia Bueno Pereira, Marcelo Giacomazzi Camargo, Marcelo Gil da Silva, Pâmilla Vilas Boas Costa Ribeiro, Paulo Henrique Ferreira de Freitas, Phelipe Caldas Pontes Carvalho, Rafael Camaratta Santos, Raquel Simas, Rosania Oliveira do Nascimento, Rosenilda Nunes Padilha, Shirley Pimentel de Souza, Vagner Barreto Rodrigues e Waldilena Assunção;

Aspirantes - Fernando Matheus Souza de Oliveira, Nayara Andress Ferreira oliveira e Valéria da Silva Santos;

Mudanças de categoria (Pós-graduandos/as para efetivos/as) - Aline Feitoza de Oliveira, Fernando Monteiro Camargo, Gabriel Calil Maia Tardelli, Igor Rolemberg Gois Machado, João Daniel Dorneles Ramos, Lauriene Seraguza Olegário e Souza, Leonardo Oliveira de Almeida, Lorena Mochel Reis, Lucas de Magalhães Freire, Lucybeth Camargo de Arruda, Martiniano Sardeiro de Alcântara Neto, Maynara Costa de Oliveira Silva, Natália Helou Fazzioni, Priscila Tavares dos Santos e Rogério Duarte do Pateo.

PPGAS da UFRGS completa 50 anos

A ABA parabeniza o Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul pelos seus 50 anos e agradece as contribuições significativas à Antropologia Brasileira.

Confira aqui as atividades de comemoração do PPGAS.

Diretrizes do FCHSSALLA para a ética na pesquisa e a integridade científica

Este texto corresponde à versão final das “Diretrizes para a ética na pesquisa e a integridade científica”, revisado após a análise das contribuições recebidas durante consulta pública (de 13 de março a 10 de julho de 2023). O texto foi elaborado pelos integrantes do Grupo de Trabalho (GT) de Ética em Pesquisa do Fórum de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (FCHSSALLA).

alt

Novos Debates

Lançamento v9, n2 (2023)
https://novosdebates.abant.org.br/v9-n2-2023/
Este número inaugura a seção Traduções, com textos selecionados de Jeannette Pols.

Recebemos submissões em fluxo contínuo
Aceitamos submissões em fluxo contínuo para todas as seções, além de propostas de Fórum. A fim de promover o debate, convidamos também nossos/as leitores/as a enviarem respostas aos fóruns já publicados, assim como a textos publicados em outras seções. Mais em nosso site: http://novosdebates.abant.org.br/.

Facebook: https://www.facebook.com/novosdebates/ 
Twitter: https://twitter.com/novosdebates
Instagram: https://www.instagram.com/novosdebates/?hl=pt-br

Vibrant
eventos
Eventos no Brasil
As humanidades no contexto da V CNCTI

Data: 11 de abril de 2024, 09h às 18h
Local: Sala do meet (os/as inscritos/as receberão o link)
Informações: Programação
Inscrições: https://forms.gle/DRYL3CFGroASyKNy8

IV Simpósio Futebol – NAVI e I Encontro INCT Estudos do Futebol Brasileiro: Produções e Epistemologias Futebolísticas

Data: 05 a 07 de agosto de 2024
Local: UFSC, Florianópolis
Informações: https://www.inctfutebol.com.br/iv-simp%C3%B3sio-de-futebol-navi-i-encont
Prazo para submissaão dos trabalhos científicos para os Grupos Temáticos (apresentação oral ou poster): 03 de maio de 2024

IV Simpósio Brasileiro sobre Maternidade e Ciência

Data: 17 e 18 de outubro de 2024
Local: Museu do Amanhã, Rio de Janeiro/RJ
Informações: https://doity.com.br/iv-simposio-brasileiro-maternidade-ciencia

A 76ª Reunião Anual da SBPC

Data: 07 e 13 de julho de 2024
Local: UFPA, Campus Guamá
Informações: https://ra.sbpcnet.org.br/76RA/

Eventos no Exterior
International School of Archaeology in Abruzzo (Italy) - 2024 summer program

The programme offers its participants a diachronic (multi-period) approach to the study of archaeology by allowing students to learn and work through participation in seminars, laboratories and two different excavation sites (Rio Tana: Neolithic site; and a new area near Rio Tana with evidence of Roman funerary practices).
Organized by: University of Pisa (Italy)
Where: the school will take place in the Fucino area of Abruzzo, a region in central Italy. 
Dates: from 7 to 20  July 2024 
Cost: 1500 euros, which includes: academic programme, accommodation (shared rooms), meals, orientation, seminars, laboratory activities and official transcripts.
How to appy:  https://www.unipi.it/index.php/humanities/item/22299-school-archaeology-abruzzo 
Each participant will receive 6 undergraduate credits and an official certificate of participation from the University of Pisa.  

Contact: summerschool.abruzzo@cfs.unipi.it
Please visit: https://www.facebook.com/SummerSchoolAbruzzo

oportunidades
Concursos e Seleções
Processo seletivo de Professor Substituto na UFPR

O Departamento de Antropologia da UFPR abertura de inscrições para processo seletivo de Professor Substituto da carreira de Magistério Superior. Prazo para inscrições: 19 de março de 2024. Informações: Edital.

Processo seletivo simplificado para professor visitante na UNIFAL/MG

A UNIFAL/MG, torna público a abertura de inscrições para o Processo Seletivo Simplificado, destinado à contratação de professor(a) visitante (1 a 2 anos) ou visitante estrangeiro(a) (2 a 4 anos) do PPGPS (Mestrado Interdisciplinar em Gestão Pública e Sociedade, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas, Campus Varginha). Prazo para inscrições: 22 de março de 2023, às 18h. Informações: Edital.

publicações
Livros ABA - Lançamentos 2024
Processos de pertencimento e organização social entre migrantes forçados árabes: contribuições teóricometodológicas

Autoria: Leonardo Schiocchet
Ano de lançamento: 2024
ISBN: 978-65-85958-06-6
DOI: 10.22350/9786585958066

PDF

Livros - Lançamentos 2024
Caminhos para diversidade: deficiência e inclusão - volume I

ALENCAR, Breno Rodrigo de Oliveira; ALVES, Clarissa Cecília Ferreira; CAVALCANTE, Ilane Ferreira; CAVALCANTI, Natália Conceição Silva Barros (Orgs.). Caminhos para diversidade: deficiência e inclusão - volume I. Natal: IFRN; Belém: IFPA; João Pessoa: IFPB, 2024.

Caminhos para diversidade: relações de gênero e étnico-raciais na educação - volume II

ALENCAR, Breno Rodrigo de Oliveira; ALVES, Clarissa Cecília Ferreira; CAVALCANTE, Ilane Ferreira; CAVALCANTI, Natália Conceição Silva Barros (Orgs.). Caminhos para diversidade: relações de gênero e étnico-raciais na educação - volume II. Natal: IFRN; Belém: IFPA; João Pessoa: IFPB, 2024.

Podcasts
Urbanidades

No episódio em questão: Bianca Freire-Medeiros, idealizadora e coordenadora (USP), Bruno Vieira Borges, anfitrião e entrevistador (USP) e Vaner Muniz, coordenador executivo (USP). 

É Tudo Culpa da Cultura

Nome das pessoas envolvidas: Apresentação e produção Michel Alcoforado; Pesquisa e produção Fabíola Gomes.

Museológicas Podcast

Apresentação e produção: 
Hugo Menezes Neto (UFPE)
Comunicação: Francisco Sá Barreto (UFPE)
Projeto Gráfico: Sofia Moreira (UFPE)
Convidadas: Luciana Carvalho (UFOPA e Patrícia Osório (UFMT)

Antropocast: navegando pela antropologia | Temporada: Segunda Expedição

Sobre as origens do Dia Internacional da Mulher: entrevista com a professora Maria Lygia Quartim de Moraes (PAGU/UNICAMP).
Autoria das pessoas envolvidas/instituições: Fred Lucio. Produção totalmente independente. 

notícias da mídia/outras
Carta da SBPC sobre a grave situação no Sistema de Ciência e Tecnologia da Argentina

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência manifesta sua preocupação extrema com as notícias que nos vêm da Argentina, mostrando a estagnação do destacado Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia do país-irmão, em decorrência das ações e medidas do novo Governo.

alt