Visite o Portal da ABA | www.portal.abant.org.br 
Acompanhe a ABA em suas redes sociais:
Informativo nº 18/2021 | 15/10/2021
destaques da ABA
Webinários da ABA

22/10/2021, 15h às 17h
Racismo e/no Ensino superior: cotidiano, experiências e desafios sob a perspectiva docente
Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia
TV ABA: https://www.youtube.com/tvaba

25/10/2021, 15h às 17h
Patrimônios e decolonialidade - Antropologia dos patrimônios: perspectivas decoloniais
Comitê Patrimônio e Museus
TV ABA: https://www.youtube.com/tvaba

03/11/2021, 14h às 16h
DESCOLONIZAR A ANTROPOLOGIA. POR QUE E COMO FAZÊ-LO?
Comitê de Relações Internacionais
TV ABA: https://www.youtube.com/tvaba

08/11/2021, 15h às 17h30    
Patrimônios LGBTQIA+ Sessão 1
Comitê Patrimônio e Museus
TV ABA: https://www.youtube.com/tvaba

10/11/2021, 15h às 17h30
Patrimônios LGBTQIA+ Sessão 2
Comitê Patrimônio e Museus
TV ABA: https://www.youtube.com/tvaba

ABA em defesa do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular

O Comitê Patrimônios e Museus da Associação Brasileira de Antropologia externa ao público sua preocupação com a continuidade das ações institucionais do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) no que se refere ao estudo, ao reconhecimento e à valorização das culturas populares e da diversidade cultural brasileira. Chamamos atenção para o risco iminente de desmonte de um exitoso trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2000 na implementação da política de salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, uma referência internacional merecedora de reconhecimento por parte da UNESCO em razão de sua excelência. Veja a nota: http://www.abant.org.br/files/20211004_615b7ca9cc496.pdf.

Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro lança o livro "Em Defesa do Patrimônio Cultural"
O livro "Em Defesa do Patrimônio Cultural", é a primeira publicação deste Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro, organizada por Márcia Sant'Anna e Hermano Guanais, acaba de ficar pronto e já está disponível para download no site Fórum:
A publicação desse livro só foi possível graças ao apoio financeiro de algumas das entidades que compõem este Fórum, a saber: ABA, ANPARQ, ANPEGE, ANPOCS, ANPUH, ANPUR, Docomomo Brasil, FNA, IAB, ICOM Brasil e SAB.
ABA assina Manifestação em defesa do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, emitida pelo Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro

Criado há mais de 60 anos, em 1958, o CNFCP é a instituição pública federal de referência no que diz respeito à pesquisa, documentação, difusão e apoio às culturas populares, com atuação em todo o território nacional. (...) A despeito dessa trajetória significativa e impecável no desempenho de suas atribuições, o CNFCP vem sofrendo sistemática falta de apoio, por parte da atual gestão do IPHAN, o que veio se agravando nos últimos meses, com profundos cortes orçamentários e o “apagamento” de importantes atividades realizadas pelo Centro nas redes sociais dessa instituição.

SBPC convida toda a sociedade a participar da “Mobilização em Defesa da Ciência” - Em articulação com entidades científicas e acadêmicas, a mobilização será realizada na nesta sexta-feira (15). Veja a programação e participe!

Diante do quadro avassalador dos cortes realizados semana passada no orçamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a SBPC, em articulação com outras entidades científicas e acadêmicas nacionais, como a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), realiza na nesta sexta-feira (15) a “Mobilização em Defesa da Ciência”. Coincidindo com o Dia do Professor, a ideia é mobilizar a comunidade em um movimento em defesa da CT&I e Educação no País.

ABA subscreve carta da SBPC e Andifes ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI

As atividades associadas à gestão de ciência, tecnologia e educação lidam com universo extremo de diversidades, de particularidades e de demandas de áreas do conhecimento, além de abordagens e metodologias que não encontram comparação com outras áreas da gestão pública. Considerando o papel central que a geração e a gestão do conhecimento têm para o desenvolvimento do país, é fundamental que as métricas e os critérios dos órgãos de controle possam ser conciliados com o caráter específico de tais atividades. Isso permitiria preservar a defesa do patrimônio público sem paralisar as instituições e macular as reputações de gestores aprisionados em um sistema que não é minimamente adequado ao tempo e às características das funções que deveriam exercer.

Aprovada durante a IV RAS, moção de apoio à Nota Técnica elaborada pelo Comitê de Ética em Pesquisa nas Ciências Humanas da ABA a respeito do Projeto de Lei (PL) 7.082/2017

Na IV Reunião de Antropologia da Saúde (RAS), foi aprovada uma moção de apoio à Nota Técnica elaborada pelo nosso comitê a respeito do Projeto de Lei (PL) 7.082/2017 (Comitê de Ética em Pesquisa nas Ciências Humanas da Associação Brasileira de Antropologia - Nota Técnica sobre o Projeto de Lei 7082/2017) para posterior encaminhamento do documento ao legislativo. O link de acesso para vídeo da plenária em que foi aprovada a moção é essa: https://www.youtube.com/watch?v=UZs6CWHfTtI.

ABA assina Nota Conjunta "Corte inexplicável de recursos coloca CNPq em risco"

Foi com perplexidade que recebemos a notícia de que o Ministério da Economia – ME, poucas horas antes da votação do PLN 16/2021 nessa quinta-feira, resolveu mudar a destinação dos recursos previstos no projeto, em uma manobra sorrateira e sem qualquer justificativa aceitável. Este PLN liberaria R$ 690 milhões para a ciência brasileira, beneficiando diretamente o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN.

Participação da ABA em audiência pública no Senado Federal que discutiu a proposta de Lei Geral do Licenciamento Ambiental

Na quinta-feira, 16 de setembro, a professora Andréa Zhouri representou a ABA em audiência pública no Senado Federal, organizada no âmbito de suas comissões de Meio Ambiente e de Agricultura e Reforma Agrária, que discutiu a proposta de Lei Geral do Licenciamento Ambiental (PL 2159/2021, tramitada na Câmara como PL 3729/2004). O evento também contou com a presença de representantes da Confederação Nacional da Indústria – CNI, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC e do ex-ministro do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho.

Resumo completo da audiência
Vídeo da participação de Andréa Zhouri na audiência pública: https://www.youtube.com/watch?v=2WEbnqt1FaM&t=1s

Comitê Migrações e Deslocamentos passa a integrar a Frente Nacional pela Saúde de Migrantes

Após integrar a comissão organizadora da 1ª Plenária Nacional sobre Saúde e Migração, o Comitê Migrações e Deslocamentos também integrará a Frente Nacional pela Saúde de Migrantes - FENAMI. A FENAMI é resultado do processo de mobilização iniciado com a Plenária, e seu objetivo é articular uma rede de colaboração a nível nacional entre migrantes residentes no Brasil, ativistas, pesquisadores e organizações de assistência migratória, encaminhando as propostas aprovadas durante a Plenária e tornando o debate sobre saúde e migração permanente e duradouro. Ela já surge com uma rede que congrega 140 integrantes, entre representantes de organizações e pessoas físicas interessadas na temática, abrangendo 58 cidades de 17 estados brasileiros. Entre as organizações que já fazem parte da FENAMI, estão a Rede de Cuidados em Saúde para Imigrantes e Refugiados, a Associação Brasileira de Antropologia, a Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Universidade Federal do Paraná, o Instituto Edésio Passos, Políticas Migratórias e Universidade Brasileira, Instituto de Políticas Migratórias, Laboratório de Estudos Migratórios e Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante.

A FENAMI também já possui representação nas comissões de organização da V Conferência Nacional de Saúde Mental, por meio da psicóloga Andressa Castelli, e na Conferência Nacional Popular pela Democracia, Paz e Desenvolvimento com Justiça Social e Justiça Ambiental, por meio do antropólogo Alexandre Branco-Pereira, membro deste Comitê. As inscrições para integrar a Frente ainda estão abertas, e podem ser feitas por meio do site https://www.fenami.org/, onde também é impossível encontrar maiores informações sobre a iniciativa. 

A FENAMI, a princípio, está dividida em três eixos: o Eixo 1, de advocacy, é responsável por estabelecer interlocução junto às três esferas de governo e integrantes do legislativo, agindo de forma a consolidar os resultados obtidos pela Plenária na forma de políticas públicas. Também é objetivo deste eixo elaborar uma proposta de Estratégia de Saúde para Migrantes que enderecem as particularidades dessa população mapeadas durante a Plenária. O Eixo 2, de monitoramento e fiscalização, implementará o Observatório Saúde e Migração, cujo objetivo é congregar pesquisadores e acadêmicos do tema, além de produzir e divulgar pesquisas sobre saúde e migração. 

O Observatório, que nasce ligado ao Laboratório de Estudos Migratórios da UFSCar, também editará um boletim, de periodicidade ainda a ser definida, que publicará artigos, relatos de pesquisa, relatos de experiência, notícias e outros textos de interesse ao tema. O texto inaugural será produzido pela antropóloga Denise Martin e pelo sociólogo Cássio Silveira, ambos ligados à Unifesp, e será publicado até o fim deste mês. O boletim está aberto a contribuições, com limite de até 3 mil palavras, a serem enviadas para o e-mail fenami@fenami.org. Posteriormente, é possível que as contribuições enviadas ao boletim sejam publicadas em formato de livro, de modo a consolidar o legado deste Observatório.

Por fim, o Eixo 3 será o de mobilização, responsável por mobilizar e engajar migrantes, organizações, acadêmicos, profissionais e gestores de saúde para integrar a Frente, além de ser responsável pela organização e busca de financiamento para a realização da 2ª Plenária Saúde e Migração, prevista para 2023. 

A Reunião de Lançamento da FENAMI acontecerá no dia 20/10/2021, a partir das 14h30, por meio do link: meet.google.com/azh-ahpa-vzz.

Texto de Alexandre Branco-Pereira, membro do Comitê Migrações e Deslocamentos e coordenador da FENAMI.

Bela Feldman-Bianco (UNICAMP), coordenadora do Comitê Migrações e Deslocamentos participou do  webinário Anthropology and Refuge, promovido pelo WCAA (Conselho Mundial das Associações Antropológicas), realizado no dia 30 de setembro de 2021

Debate realizado no dia 8 de outubro sobre a situação de refugiados da Venezuela, Haiti e Afeganistão contou com a participação de Ángela Facundo (UFRN), membro do Comitê Migrações e Deslocamentos da ABA

A Comissão Mista Permanente Sobre Migrações Internacionais e Refugiados recebeu representantes da ONU, Defensoria Pública, Ministério Público e pesquisadores para uma audiência. Crises na Venezuela, Haiti e Afeganistão foram destacados no debate. Parlamentares também trataram de desafios impostos pela pandemia. O presidente do colegiado, senador Paulo Paim (PT-RS) disse que não se pode fechar os olhos para o drama dos refugiados.

WEBINÁRIO Garimpo ilegal e Terra Indígena em 21 de outubro de 2021, às 15.00 hrs

O lançamento do livro: O cerco do ouro: garimpo ilegal, destruição e luta em terras Munduruku, uma realização do Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente a Mineração que conta com o apoio do Comitê Deslocamentos e Migrações da ABA, inicialmente previsto para acontecer em 4 de outubro, teve que ser adiado para o dia 21 de outubro às 15 horas. A transmissão se dará pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=zDb_QdLgKNg

O adiamento foi devido à queda do Whatsapp, Instagram e Facebook no dia originalmente marcado para o evento, quando algumas aldeias Munduruku ficaram sem sinal de internet. Como protagonistas deste estudo, as lideranças Munduruku não poderiam ficar ausentes desse lançamento.

A mesa de debate será mediada por Bela Feldman-Bianco, coordenadora do Comitê Deslocamentos e Migrações da ABA, e contará com a participação das lideranças do povo Munduruku que vivem no Tapajós, das autoras do O cerco do Ouro -Ailen Vegas, Laize Silva, Luísa Molina e Rosamaria Loures - e de uma representante da Associação de Geógrafos do Brasil (AGB).

Reunião Magna Virtual da ABC 2021: Ciência, a Fronteira Infinita

Reunião Magna da ABC 2021 será novamente realizada de forma virtual no dia de hoje, 15 de outubro. A Conferência Magna será às 16h, seguida pelas Sessões Temáticas, às 17h.
Os coordenadores serão Ruben Oliven (ABC, UFRGS) e Edgar Dutra Zanotto (ABC, UFSCar).

Confira aqui a programação completa.

Novos membros da ABC eleitos, tomam posse

Eleitos pela Academia Brasileira de Ciências  na Assembleia Geral Ordinária realizada em 3/12/2020, tomaram posse os novos membros, no último dia 06 de outubro em sessão solene (modo virtual)

A ABA parabeniza os novos membros eleitos representando as Ciências Sociais, primeiramente o antropólogo  Luiz Fernando Dias Duarte (UFRJ) bem como a Profa.  Nísia Verônica Trindade Lima (Fiocruz) por esta honraria.

Da mesma forma a ABA parabeniza os membros colaboradores que tomaram posse, Davi Kopenawa Yanomami (povo Ianomâmi), liderança nas lutas dos povos indígenas,  e Prof. Abílio Baeta Neves (UFRGS), ex-presidente da CAPES.

Novos Debates

Lançamento v.7 n.1

Nessa edição, há artigos que compõem as já existentes seções Novas Pesquisas e Ensaios, bem como em novas seções, Pedagógicas e Ofício. A seção Resenhas conta com uma parceria com a Editora Unifesp. O Fórum desta edição é intitulado "Localizando a Antropologia Brasileira: contribuições para pensar corpo, lugar e a geopolítica da produção de conhecimento", mobilizando debates sobre formas de produção de conhecimento antropológico no Brasil contemporâneo. 

Recebemos submissões em fluxo contínuo

Aceitamos submissões em fluxo contínuo para todas as seções, além de propostas de Fórum. A fim de promover o debate, convidamos também nossos leitores a enviarem respostas aos fóruns já publicados, assim como a textos publicados em outras seções. Mais em nosso site: http://novosdebates.abant.org.br/.

Vibrant

Dossiers
Anthropology in times of intolerance:
challenges facing neoconservatism
Flows, Circulations and their Opposites:
Ethnographic Perspectives and Theoretical-Methodological Challenges
Caribbean Routes:
Ethnographic Experiences, Theoretical Challenges, and the Production of Knowledge

Leia-os clicando em: www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-17-2020/.

Prêmios
Profª Maria Manuela Ligeti Carneiro da Cunha recebe o Prêmio Almirante Álvaro Alberto

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Marinha do Brasil, a Fundação Conrado Wessel e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, realizou no dia 06 de outubro, a cerimônia de entrega do Prêmio Almirante Álvaro Alberto, do título de Pesquisador Emérito e a Menção Especial de Agradecimentos.

O evento (de forma virtual) contou com a presença do Presidente do CNPq, Evaldo Vilela, do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, do Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra, Almir Garnier Santos; do Presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich; e do Diretor-Presidente da Fundação Conrado Wessel, Erney Plessman de Camargo.

A ABA parabeniza a sua ex-presidente, antropóloga Profª Maria Manuela Ligeti Carneiro da Cunha, por esta conquista e reconhecimento.

Mais sobre o assunto http://www.abc.org.br/2021/10/07/sessao-solene-do-dia-6-10-novos-membros-da-abc-premios-titulos-e-medalha/

Profa. Josildeth Gomes Consorte recebe título de Pesquisador Emérito (Ciências Humanas - Antropologia)

Pioneiro na concessão de prêmios em ciência e tecnologia, o CNPq homenageia, anualmente, pesquisadores, personalidades e instituições que atuam com destaque em prol do desenvolvimento científico e tecnológico do país.

Uma dessas honrarias é o título Pesquisador Emérito, concedido ao pesquisador brasileiro ou estrangeiro, radicado no Brasil há pelo menos 10 anos, pelo conjunto de sua obra científico-tecnológica e por seu renome junto à comunidade científica.

A ABA parabeniza sua sócia fundadora, a Profa. Josildeth Gomes Consorte (Ciências Humanas - Antropologia) por esta honraria.

in memoriam
Falecimento de Alban Bensa (10/10/2021)

No domingo, 10 de outubro de 2021, faleceu em Paris, aos 73 anos, o antropólogo Alban Bensa, referência fundamental para a antropologia francesa contemporânea. A sua primeira pesquisa foi com os santos curadores da região de Perche, no interior da França, terminada em 1973 e publicada em 1978. Através de seu orientador, Jean Guiart, figura então central nos estudos franceses sobre a Oceania, veio a aproximar-se dos pesquisadores da Nova Caledônia. Em 1973 fez sua primeira visita à região, a qual continuaria frequentando até o início da pandemia, escrevendo trabalhos basilares e formando diferentes gerações de pesquisadores. Juntamente com o linguista Jean-Claude Carrière escreveu Les chemins de l´alliance. L’ organisation sociale et ses représentations en Nouvelle-Calédonie (1982) e Les filles du Rocher Até. Contes et récit Paici (1994).

Leia aqui a nota de falecimento escrita por João Pacheco de Oliveira.

eventos
Eventos no Brasil
XIV Encontro Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia - ENANPEGE

Data: 10 a 15 de outubro de 2021
Informações: http://162.215.216.108/~enanpege/evento-online/

45º Encontro Anual da ANPOCS

Sessões Especiais - SE15: Desafios da avaliação e da Pós-graduação em Ciências Sociais
Data: 19 a 26 de outubro de 2021, 19h30 às 20h30
Informações: Cartaz / https://www.anpocs2021.sinteseeventos.com.br/

Conversa com autora - Jane Beltrão
Data: 21 de outubro de 2021, 16h30 às 18h
Informações: Cartaz / https://www.anpocs2021.sinteseeventos.com.br/

NER/UFRGS - 25 ANOS

Data: 03, 08, 10, 17, 24, 25 e 30 de novembro de 2021
Informações: Programação

I Seminário de Pós-Graduação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - SEMPOG/IFMS

Data: 10 a 12 de novembro de 2021
Informações: http://sistemas.ifms.edu.br/sempog/trabalhos

Jornadas de Antropologia John Monteiro 2021

Data: 16 e 19 de novembro de 2021
Informações: https://jornadasjmonteiro.wixsite.com/jornadas2021

V Colóquio Franco-Brasileiro - Fome, cidadania e o legado de Josué de Castro

Data: 17 a 19 de novembro de 2021
Informações: https://sites.google.com/ufrn.br/5-coloquio-franco-brasileiro/

oportunidades
Concursos e seleções
Concurso público para carreira de Magistério Superior na UFBA

O Departamento de Antropologia e Etnologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) informa a todas e a todos os interessados que as inscrições para os concursos de Teoria Antropológica com Ênfase em Etnologia Indígena (1 vaga) e em Teoria Antropológica com Ênfase em Estudos Afro-Americanos encontram-se abertas até o dia 15 de outubro de 2021. Informações: https://concursos.ufba.br/docentes-ssa-2021-1.

 
Concurso Público de Provas e Títulos para Professor do Magistério Superior na UFPB

A Reitora em exercício da Universidade Federal da Paraíba, torna pública a realização de Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de cargos de Professor de Magistério Superior. Período de  inscrições: 18 de outubro a 19 de novembro de 2021. Informações: Edital.

Pós-graduação
Maestría en Estudios Latinoamericanos del Trabajo de la Facultad de Filosofía y Letras (UBA)

La Secretaría de Posgrado de la Facultad de Filosofía y Letras (UBA) informa que en entre el lunes 1° de noviembre y el viernes 3 de diciembre de 2021 se recibirán inscripciones a las siguientes Maestrías, Carreras de Especialización y Programas de Actualización que comenzarán a dictarse en 2022 (entre marzo y abril). Información: http://posgrado.filo.uba.ar/m-trabajo.

Lancement concours stage postdoctoral du CIÉRA 2022-2023

Le CIÉRA offre ce soutien salarial dans le but de soutenir un ou une diplômé.e de doctorat à poursuivre des recherches postdoctorales au sein du CIÉRA. Ce stage vise à encourager le nouveau ou la nouvelle diplômé.e à s’ouvrir aux recherches du centre en participant aux travaux de ses membres. Date limite : 15 décembre 2021. Pour tous les détails, veuillez consulter la page dédiée au stage postdoctoral du CIÉRA.

publicações
Chamada para artigos
Mediações

Mediações, vinculada ao Departamento e Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL), divulga chamada para o dossiê: Arqueologias políticas do futuro: do aceleracionismo ao antropoceno (Mediações, vol. 27, n. 1 - 2022/1). Prazo para Submissões: 15 de novembro de 2021. Informações: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/announcement/view/311.

Revista Sociedade e Cultura

A revista Sociedade e Cultura torna pública a chamada de artigos para o dossiê temático “Representação na América Latina: eleições, marcadores sociais e moralidades em disputa” organizado por Tania Ludmila Dias Tosta, João Carlos Amoroso Botelho e Camilo Braz, da Comissão Editorial da Sociedade e Cultura. Previsto para ser publicado no vol. 25 de 2022, o dossiê busca reunir trabalhos das áreas de Antropologia, Ciência Política, Relações Internacionais e Sociologia que, a partir de distintas abordagens teórico-metodológicas e recortes empíricos, apresentem discussões densas sobre o tema da representação política e social na América Latina. Nesse sentido, nos interessam análises sobre conflitos a respeito da (des)confiança e da (i)legitimidade de processos eleitorais em diferentes contextos; representação política, fronteiras do Estado (modos de regulação, enquadramentos e coproduções articuladas a marcadores sociais de diferença) e moralidades em disputa; e estratégias coletivas para ampliação da participação política na América Latina. Prazo para submissões: 01 de dezembro de 2021. Informações: https://www.revistas.ufg.br/fcs.

Revistas – Novos números

Anuário Antropológico, revista quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília (PPGAS/UnB)(vol. 46, n. 3 - setembro de 2021) - .https://journals.openedition.org/aa/8883.

Áltera, Revista de Antropologia do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Paraíba - volume 1, do número 12 - https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/altera/index.

Iluminuras, Publicação Eletrônica do Banco de Imagens e Efeitos Visuais - BIEV/LAS/PPGAS/IFCH/UFRGS - v. 22, n. 57 (2021) - https://seer.ufrgs.br/iluminuras/issue/view/4405.

NAVA, Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens Instituto de Artes e Design - v. 6 n. 1 e 2 (2021): Artes, Mulheres e Migrações - https://periodicos.ufjf.br/index.php/nava/issue/view/1490.

Livros - Lançamentos 2021

ALBINO, Chiara; OLIVEIRA, Jainara; MELO, Mariana (Orgs.). Neoliberalismo, neoconservadorismo e crise em tempos sombrios. Recife, PE: Editora Siriguela, 2021.
https://editoraseriguela.com/livros/

SANTOS, Eufrázia C. Menezes; DANTAS, Sílvia Góis (Orgs.). Os caminhos da pesquisa antropológica: Homenagem a Beatriz Góis Dantas. Aracaju, SE: Criação Editora, 2021

ALBINO, Chiara; OLIVEIRA, Jainara (Orgs.). Saúde e políticas da vida. Recife, PE: Editora Siriguela, 2021.
https://editoraseriguela.com/livros/

Podcasts

Bievcast
T2:E11 - Como vai você? Rafael Lopo
T2:E12 - Como vai você com Thais Cunegatto

Larvas Incendiadas
#68 - Ativismos e narrativas bissexuais (com Helena Monaco)

Mundaréu
#14 – Mundo na sala de aula: Lutas de mulheres quilombolas
#15 – Mundo na sala de aula: Quando a casa vira hotel

notícias da mídia/outras
Pesquisa nacional: A liberdade acadêmica está em risco no Brasil?

O Observatório do Conhecimento, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), por meio do Observatório Pesquisa, Ciência e Liberdade e o Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo (LAUT) convidam docentes e/ou pesquisadores das instituições de ensino superior do país a participarem voluntariamente da pesquisa nacional acerca das liberdades acadêmicas no Brasil.

Com flechas, indígenas paraguaios reagem a lei ‘anti-invasão’

Bolívia: investigação do golpe chega a Camacho | Equador: motim em presídio mata 118 | Aborto avança no Chile | Colômbia: líder do ELN é morto

Como usar recursos da CAPES para publicar seu artigo em inglês

Um dos artigos mais lidos do nosso blog é o que explica como utilizar os recursos da reserva técnica de bolsas e auxílios da FAPESP para pagar pelo serviço de tradução de artigos científicos visando à publicação. Percebi que o texto foi bastante útil para vários pesquisadores do Estado de São Paulo, que têm acesso aos recursos da FAPESP, por isso resolvi pesquisar alternativas semelhantes que pudessem ser utilizadas por pesquisadores de outros estados também. Uma opção de alcance nacional, ou seja, que pode ser utilizada por pesquisadores de todo o Brasil, são os recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio de dois programas: o Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP) e o Programa de Excelência Acadêmica (PROEX).

Carta aberta contra a PEC 32/2020

A SBPC manifesta sua oposição à PEC n° 32/2020 que, a pretexto de promover uma reforma administrativa, acarreta retrocessos sensíveis no aparelho de Estado. O primeiro ponto e mais significativo é a eliminação da estabilidade do funcionário público. É preciso lembrar que uma das conquistas éticas da Constituição de 1988 foi a exigência de concurso para ingresso no serviço público, implicando a estabilidade do servidor.

Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Defender Direitos, Fazer Antropologia (2021-2022)

Presidente: Patricia Birman (UERJ)
Vice-Presidente: Cornelia Eckert (UFRGS)
Secretária Geral: Carla Costa Teixeira (UnB)
Secretária Adjunta: Carly Barboza Machado (UFRRJ)
Tesoureira: Andrea de Souza Lobo (UnB)
Tesoureiro Adjunto: Camilo Albuquerque de Braz (UFG)
Diretores/as:
Fabio Mura (UFPB)
João Frederico Rickli (UFPR)
Luciana de Oliveira Dias (UFG)
Patrícia Maria Portela Nunes (UEMA)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte
Prédio do ICS - Instituto de Ciências Sociais - Térreo - Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.842-970
Brasília/DF